Friday, August 25, 2006

Cambaio

Obrigada aos comentários.
E devo dizer, que os posts, serão bem esporádicos.
Este, trará apenas um trabalho para que possam dar a atenção merecida!
♪ Mas nem cantor incendiário ataca à queima-roupa a canção ♪
♬♬♬
Aquele cd, que você compra por... nem se lembra mais por que. Que acabou nem escutando, ou escutou pouco, a primeira faixa, não gostou e aposentou. Depois de anos, redescobre, reescuta - além da primeira faixa e... se apaixona?
Acontece isso... nos melhores cds.

Músicas de Chico Buarque e Edu Lobo (dupla antiga, da época de O Grande Circo Místico, por exemplo - recomendo A História de Lily Braun e Beatriz) feitas especialmente para a peça teatral 'Cambaio', de João Falcão e Adriana Falcão que estreiou no Teatro Sesc Vila Mariana, São Paulo, em 20 de abril de 2001. Tinha no elenco Beto Marden, um conhecido nosso de musicais passados... talentoso rapaz.

No cd nomes como Gal Costa, Zizi Possi e Lenini interpretam as músicas juntamente com, claro, Chico e Edu. Vozes conhecidas e de qualidade, com letras e melodias gostosas e sob medida; carrega o estilo mpb, bossa nova.

O que mais chama a atenção é a riqueza de instrumentos e a qualidade e variedade de arranjos. Sons dos mais variados tipos, instrumentos muito bem tocados formando arranjos cativantes, realmente vale a pena prestar atenção. Interpretando e revelando a alma da letra, música em geral. Perfeita harmonia.

A última faixa, Cantiga de Acordar, traz um trio extremamente tocante. Em linda combinação, Zizi Possi, Chico Buarque e Edu Lobo cantam a música 10 de forma emocionante. Me lembrou as interpretações das composições de Stephen Sondheim.
Já a primeira, interpretada por Lenini (não haveria melhor) tem letra ousada, no mínimo interessante.
Destaque à Zizi Possi, especialmente na música 'Lábia', deve-se apreciar sua voz doce, suave em uma afinação infinita. Faz lembrar a época de dueto com Chico Buarque em 'Pedaço de mim', de 'A Ópera do Malandro' (a melhor versão da música, na minha opinião).

'Cambaio' recebeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira em setembro de 2002.

Para maiores informações e críticas devidamente escritas, clique aqui.
Para saber mais sobre o musical, clique aqui.
Para ouvir o cd, clique aqui.
Faixas:
1. Cambaio - Lenine
2. Uma Canção Inédita - Chico Buarque
3. Lábia - Zizi Possi
4. A Moça do Sonho - Edu Lobo
5. Ode Aos Ratos - Chico Buarque
6. Quase Memória (instrumental)
7. Veneta - Gal Costa
8. Noite de Verão - Edu Lobo
9. A Fábrica (instrumental)
10. Cantiga de Acordar - Chico Buarque, Edu Lobo , Zizi Possi

Recomendo: Uma Canção Inédita, Lábia, Ode Aos Ratos, Veneta, Noite de Verão e Cantiga de Acordar.
♪ Procuro moça que me deixe cambaio, me fervendo na veia ♪

11 comments:

Anonymous said...

" Depois de anos, redescobre, reescuta - além da primeira faixa e... se apaixona?" ahuahua Não é que isso acontece mesmo?!? hahaha É verdade.
O seu blog tá super legal, tou dando uma olhada. Coloca alguma coisa sobre alguns filmes musicais, de repente fica legal.
Beijão

Anonymous said...

Eu li mas tive preguiça de buscar mais info. Depois faço isso tá?
Te adoro priminha! ,*

Anonymous said...

Eita! ?Na performance teve Láia... era muito lindinha a cena! Vou baixar esse cd, tratando do criador da Ópera só pode vir coisa boa, não é?
BEIJO
-> queremos que vc fale tbm dos musicais do RIO (Lado a lado, Na bagunça, Company, Ópera, Cole Porter... etc, quando tiver alguma coisa POSTA!) ... pq o Rio, vc sabe... é O RIO!

Renato Bittar said...

Maninha...
mais uma vez arrasou no post.

Como sempre muito completos, mostrando que você pesquisa antes de escrever e não fala por falar.

Realmente essa coisa de gostar de algo que não tinha chamado muita atenção antes acontece muito.

Vai entender... talvez seja porque a gente muda... os gostos mudam...

Quanto ao cd em questão, bom... não conheço. Mas prometo que quando estiver com mais tempo, vou atrás de ouvir, e ai volto aqui para deixar minhas impressões devidas.

E digo mais, que reine a informalidade, porque eu também digo te amo!!

Beijãozão miseravel pra você!!

E aguarde meu retorno nos próximos dias.

Anonymous said...

Oi Laurinha!
Pra ser sicera, não é o tiopo de musica q eu curto.....mais eu ouvi e tiveram duas q eu gostei bastante!
agora q stória é essa de "críticas devidamente escritas"????haha, para com isso..tuas criticas estão muito boas viu!!!de verdade!
o blog tá ficando muito bom viu!
te adoro!
bjinhaao!

Bruno Freitas, Raphael Negrão, Paula Pasqualetti, Gabriela Andrade, Bruna Leone, Stephanie Mantovani, Raquel Gotesman said...

Oi Laura! adorei o post, curto mpb d++ tb! hehehe
=***

Renato Bittar said...

Conforme prometido, aqui estou eu de volta.

Em primeiro lugar, quero dizer que adorei seus comentários/posts no meu blog, como sempre.

Adorei que você comentou assim que eu postei... hahaha

Na verdade tudo me atraiu no livro. Os elogios ao autor.

Falando tão bem dele, fica difícil não ficar curioso, né....

E eu não me arrependi... muito bom... pelo menos até onde li.

Quanto ao blog em inglês... bom, foi uma idéia.. não sei se seria capaz de escrever tanto quanto escrevo, em inglês...
Mas eu preciso começar por algum lugar, né....

Ahh.... quando vc voltar aqui, preciso te levar lá na Cultura então... vc vai ficar louca lá... aposto... hehehe

E por aqui pelo menos os pockets costumam ser mais baratos.
-----------------------------------

Agora falando das músicas, como eu fiquei devendo.

Você bem sabe que apesar de ter um gosto bem eclético, o que eu mais ouço e gosto é Heavy Metal.

Mas eu ouvi o cd que vc recomendou.
É verdade que tenho algumas ressalvas quanto à MPB.

Gosto de algumas coisas, mas acho outras bastante chatas, pra ser sincero.

Porém ouvi Cambaio. E gostei.De verdade... não faloi só pra te agradar não...

Gostei mesmo...

Músicas gostosas de ouvir... ritmo agradável.

Merece até que eu ouça com mas atenção. O que farei, com certeza.

Conheci mais um, graças a você.

E já que ignoramos a formalidade de vez...

Te amo!!
Miseravelzinha!!
Beijão

Anonymous said...

Olá Laura, muito obrigada pela sua visita no nosso blog.
E respondendo a sua pergunta.
NÓS AMAMOS ROCK N’ ROLL.
Temos uns amigos que tem uma banda aqui na nossa cidade, curte ai www.leopoldoevaleria.com.br dá para baixar às músicas e tem uma delas “músicas para mulheres” que nós desassistidas (e mais algumas meninas) fizemos uma pequena participação no refrão final da música, mas nos amamos aquilo.
Volte sempre no nosso blog.
Abraços,
THA

Cristiano Contreiras said...

Cambaio rules!

A czarina das quinquilharias said...

nossa, como vc deixou tanto tempo na gaveta?

Anonymous said...

Laurinha!!
Demais o post!! Vou querer as msuicas eim??
Opera do Malandro.. meu pai vive me falado!!!
Sem palavra pra você!! Vai ser jornalista ou o que??
Beijocona da Caçulinha!!